Qual é a razão de ser do estresse?
Dr.Selye, em 1948, utilizou o termo estresse definindo-o como uma energia de pressão muito forte exercida sobre nós, superior à nossa capacidade emocional de resistência, podendo produzir inclusive algum distúrbio de conduta.
Então, situações com forte carga de pressão emocional podem ser consideradas como estressantes.
O excesso de compromissos, vícios, responsabilidades ou a própria competividade, tão presentes em todas as áreas de nossa vida, comprometem nosso equilíbrio emocional pelo alto nível de ansiedade com que convivemos.
A própria pressão que nos imputamos ao lidar com o estresse, tanto na tentativa de eliminá-lo como na de administrá-lo, acaba gerando ainda mais desgaste emocional.
Desta forma, como um círculo vicioso, o estresse que hoje está presente em nossa vida desencadeia excesso de medos pelas diferentes ameaças à nossa segurança, sobrecarregando excessivamente nosso emocional.
E, num nível muito alto de ansiedade, surgem as síndromes de variadas formas, como a Síndrome do Pânico, a Síndrome da Fadiga Crônica, entre outras, sempre com a mesma origem: alto grau de estresse.
Estes desequilíbrios internos ocorrem, como resultado do desejo de afastar-se das ameaças, generalizando os medos perante os desafios em qualquer área que estejam pressionando e sobrecarregando nossa capacidade emocional do momento.
A ansiedade também pode se originar em situações de êxito, de conquistas quando expressam demasiado estresse na tentativa de evitar algum tipo de perda.
São inúmeras as situações que se podem apresentar como geradoras de alto nível de estresse:
- nas relações entre mães e filhos
- em momentos de separação de casais
- na eliminação de vícios
- nas situações de mudanças em diferentes áreas na vida do ser humano
- alto nível de estresse
- em caso de morte de algum ente querido
- em momentos de sofrimento onde nos parece não ser possível suportar.
Netas situações, o nível de estresse cresce vertiginosamente, apresentando necessidade de apoio terapêutico.
Todas estas experiências humanas apresentam desafios que se vivenciados equilibradamente, convertem-se em crescimento da Alma, principalmente quando nos abrimos para trabalhar nosso autoconhecimento e sairmos das alterações de energia que acabam causando muitas doenças ou transtornos diferenciados na nossa psique.
A predisposição para alterar nossa energia em nossos estados emocionais perante os desafios e situações estressantes, prorroga de certa maneira o nosso amadurecimento psicológico. Lidar com as responsabilidades do cotidiano em muitos casos acaba gerando altos e baixos níveis de energia com desgaste excessivo.
Podemos ir tanto para o perfeccionismo, o masoquismo, a depressão, os medos, quanto para uma fragilidade emocional ao lidarmos com os diferentes embates na sociedade moderna.
Equilíbrio emocional, consciência e autopercepção, podem nos conduzir, através do acesso aos nossos recursos internos, a um estado saudável e otimista de relação com a ansiedade dentro de parâmetros naturais e comuns da própria vida.
A mudança de crenças, a fé na imortalidade do Espírito, a convicção do alcance da felicidade através do nosso autoconhecimento e a elaboração de plano de vida com valores essenciais, não somente possibilita a conquista de saúde e harmonia, como pode nos proporcionar a libertação do estresse doentio.
São inúmeros os fatores que levam ao estresse em excesso, mas também são variados os recursos que possibilitam termos sabedoria e amor para desenvolver nossa capacidade de lidarmos com este fator a nosso favor e bem-estar. A Desprogramação Neurobiológica, a Terapia Multidimensional, as Essências Florais, entre as várias ferramentas disponíveis, possibilitam a cura da Alma, antes que esta atinja níveis que afetem a saúde de nosso corpo físico.
Neste momento, escolhi especialmente a Essência Floral, Impatiens, do Sistema de Bach, que ajuda os que são movidos por um sentimento de urgência, com pressa para fazer tudo para ontem. Entre várias características estressantes, se irritam e se impacientam com facilidade ao lidar com os diferentes ritmos das pessoas e geralmente preferem fazer tudo sozinhos.
É uma linda flor que com sua energia tranquilizadora, estabiliza e acalma nosso sistema nervoso, alinhando nosso corpo físico, emocional e mental. Proporciona um equilíbrio de nossa energia em seus altos e baixos níveis de estresses, possibilitando novos caminhos para que nossas emoções deixem de exercer pressão em nossa psique. O equilíbrio mental com o uso desta essência toca a energia do nosso coração trazendo uma visão diferenciada para novas possibilidades ou diferentes e novos caminhos de respostas mais amorosas.
A utilização das Essências Florais é bastante simples mas, se desejarem, por favor enviem-me um e-mail para agendarmos uma consulta: [email protected]; ou contatem-me pelo WhatsApp: +351 910060538.
Como posso ajudá-la? Além das Essências Florais trabalho com a Fito Astrológica, a utilização da energia das ervas através da análise do Mapa Astrológico. Também sou especialista em Programação Neurolinguística e Saúde e Master Coach, entre outras terapias, e me coloco à sua disposição!