o que é terapia floral

O que é Terapia Floral?

A Terapia Floral não substitui os tratamentos médicos e 
psicoterapêuticos convencionais, 
mas complementa-os.

É uma terapia vibracional complementar e assim foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde. Trata desarmonias emocionais, mentais e espirituais, que podemos somatizar nas mais variadas formas de sintomas em nosso corpo físico. As essências florais atuam desde o corpo espiritual até o corpo físico, de modo que trata de problemas espirituais, mentais, emocionais ou físicos.

Por ser um método complementar de tratamento, pode ser associada a qualquer procedimento terapêutico, acelerando dessa forma o processo curativo, agindo na causa das doenças e não nos sintomas . A Terapia Floral não substitui os tratamentos médicos e psicoterapêuticos convencionais ou complementares, mas complementa-os. Caso a pessoa esteja em tratamento médico, não deve interromper a medicação que estiver sendo usada.

As essências florais dão apoio energético ao processo de recuperação da nossa saúde como um todo, melhorando nossa harmonia interior.

Essa terapia foi pesquisada e sistematizada, no século XX, pelo médico inglês Dr. Edward Bach. Ensinou como utilizar a energia das flores para acordar as virtudes mais sublimes da alma e, assim, reequilibrar nosso ser interior com a missão que viemos cumprir em nossa existência. Suas essências são conhecidas como Sistema Florais de Bach. A partir daí, em muitos outros países, surgiram novos sistemas florais.

De acordo com o Dr. Bach, as essências florais atuam da seguinte forma:

“A ação desses remédios consiste em elevar nossas vibrações e abrir nossos canais para a recepção do Eu Espiritual; em inundar nossa natureza com a virtude particular de que precisamos, e em expurgar de nós o erro que causa o mal. Elas são capazes, como uma música bonita ou qualquer outra coisa gloriosa, que nos eleva e inspira, de alçar nossa própria natureza, de aproximar-nos de nossa alma e, por esse mesmo ato, de dar-nos paz e aliviar nossos sofrimentos. Elas não curam atacando a moléstia, mas inundando-nos o corpo com as formosas vibrações da nossa Natureza Superior, na presença das quais a moléstia se derrete, qual neve ao calor do sol. Não haverá cura verdadeira se não houver mudança na aparência, paz de espírito, e felicidade interior”.

Scheffer, Mechtild. “Terapia Floral do Dr. Bach”, p. 13

Rolar para cima